Em projetos de Branding, encontrar o equilíbrio entre racionalidade e criatividade é uma etapa essencial. Quando o cliente pende muito para o lado racional, o resultado geralmente, digamos, pode ficar sem graça e sem emoção. E quando há um excesso de criatividade pode levar a soluções ineficazes. É de extrema importância, para quem está conduzindo o processo, manter essa harmonia.
Identificar as oportunidades, analisar os concorrentes, entender os números e objetivos por trás da marca requer um trabalho analítico, quase frio. No entanto, o pensamento estratégico deve ser complementado pelo pensamento criativo, trazendo à tona o que costumamos chamar aqui na GRAZ de o “olhar do cliente”. Não estamos apenas olhando para ele, mas como se fossemos ele.
Um exemplo que pode ser inspirador vem da arquitetura: ao projetar uma ponte, por exemplo, não liste apenas os fatores técnicos: isso resultaria em algo – vou usar aqui a palavra “apenas” pois estamos no contexto de Branding – apenas adequado para solucionar um problema. Em vez disso, a proposta é concentrar-se em um momento específico: criar a ponte perfeita para alguém fazer um pedido de casamento, uma ponte perfeita para se ver o pôr-do-sol, a ponte perfeita para se gravar um comercial de TV. Este enfoque não só atende a uma necessidade específica, mas também atrai outros usos, transformando a ponte em um espaço desejável e memorável.
A mesma lógica aplica-se à experiência de marca. Um olhar específico não limita o mercado, mas assegura que a experiência da marca seja transmitida com empatia. Warren Buffet, por exemplo, ao escrever sua carta anual aos acionistas, imaginava que estava escrevendo para suas irmãs, resultando em textos claros e acolhedores. Steve Jobs aplicou uma abordagem semelhante no desenvolvimento do iPod, enfatizando a simplicidade e a intuição na experiência do usuário.
Em um projeto de Branding, então, comece com uma base racional, mas permita que a criatividade floresça. Amplie sua visão para compreender o contexto e aprofunde-se nos detalhes.
Dessa forma, adotando o olhar do cliente e entendendo suas aspirações, é possível gerar experiências que o marquem profundamente.
Fabio Graz
Nosso escritório de Branding, a GRAZ, fica São Paulo. Me formei em Publicidade pela Unisal e me especializei em Branding junto às escolas e metodologias Ana Couto, Sebastiany e London Business School, sempre acompanhando de perto os principais players como JKR, Wolf Ollins Interbrand e outros.
Fiz MBA de negócios e o início da minha carreira foi atuando no mercado de moda, com marcas como Nico Boco, Gangster, Rock Soda, o que me deu uma bagagem bem interessante para atuar no mundo das marcas em geral.
Desenvolvemos projetos para mais de 300 marcas no Brasil e exterior, entre elas a BMW Osten e a Loveena Maison, da Erica Miguelia, influencer e empresária do segmento da beleza.
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