Como montar um time campeão.

 

Você já imaginou um time de futebol jogando com  todos os jogadores no ataque e só um goleiro ? Ou jogando sempre pela esquerda, abandonando completamente o lado direito ? Sabia que é impossível jogar sem goleiro e se por algum motivo o goleiro não possa jogar é preciso adaptar um jogador para fazer as vezes do goleiro ?

Em um escritório de advocacia o raciocínio é o mesmo.

Você colocaria um advogado especializado em direito imobiliário para trabalhar em causas trabalhistas ? Com certeza não. Para montar uma equipe forte é preciso que cada um faça o que sabe realmente fazer; se ele estudou para isso porque adaptar ? Principalmente hoje em dia em que cada vez mais os clientes querem especialistas na área para ter certeza de que o trabalho será bem-feito.

Você escalaria seu time com jogadores novos sem experiência para a final do campeonato ? Ou colocaria apenas os mais experientes em campo ? Você colocaria um advogado Júnior recém-formado para atender seu melhor cliente ? Ou escalaria um Sênior com grande conhecimento e bagagem ? Mais uma vez, para ter uma equipe forte e estruturada você vai precisar sempre mesclar os mais novos com os mais velhos, por vários motivos. Advogado Sênior não deve fazer trabalho de Júnior (e vice-versa); mesclando a equipe você já vai treinando os mais novos para assumir posições maiores no futuro, ao mesmo tempo que permite aos mais velhos mostrarem como deve ser feito e ainda dão segurança a equipe.

E não para por ai. Um time de futebol será campeão sem Departamento Médico, sem Centro de Treinamento adequado ? Não. O mesmo para um escritório de advocacia. Já imaginou o caos que seria sem o pessoal da TI, da controladoria ou do Financeiro se não emitissem as notas ficas e notas de débito ?

Uma equipe pode até funcionar sem um técnico, mas com certeza ficará perdida sem orientação e sem definição de tática e em dúvida do que fazer em situações inesperadas. O mesmo para os escritórios. Sua equipe precisa de um líder, de alguém com experiência suficiente para mostrar o caminho  ser seguido, cobrar, incentivar e participar ativamente das tomadas de decisão.

Então como montar um time campeão ? Analise sua estrutura atual, verifique quem são os seus jogadores e quais as suas funções, analise se está faltando algum jogador com determinada característica. Entenda como funciona todos os seus departamentos; será que os equipamentos estão obsoletos ? Veja o que tem de mais novo e moderno para auxiliar no desempenho. E não esquece de investir na base, de prestigiar os talentos porque eles serão o futuro do seu time.

 

Fernando Henrique Oliveira Magalhães

Finalizei meu segundo grau em 1981 no Colégio Santo Américo. Sou graduado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA – USP) pela turma de 1985.

Em 2018 finalizei Curso de Especialização em Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia na GVLAW, da Fundação Getúlio Vargas, além de concluir o curso Melhores Práticas de Escritórios de Advocacia ministrado na TOTVS.

Em 2019 finalizei mais um Curso de Especialização em  Gestão Jurídica Estratégica na FIA – Fundação Instituto de Administração.

Estudei inglês na Associação Alumini cumprindo os módulos básico, intermediário e avançado de 1987 até 1990, tendo assim fluência falada e escrita.

Open chat