Skip to main content

Como criar metas poderosas.

 

É muito comum e normal criarmos metas pessoais e profissionais no começo do ano, quando temos alguma mudança na vida e ou até mesmo quando nos sentimos incomodados com resultados. Do mesmo jeito é comum não alcançarmos nossas metas e acabamos desanimando, mas qual será o verdadeiro motivo de não alcançarmos ?

Vou dar um exemplo que pode começar esclarecer esta questão.

Imagine um time de futebol que tenha como meta ganhar o campeonato do seu país sem perder ou empatar, sem tomar nenhum gol, fazer pelo menos 3 gols por partida e não ter nenhum jogador machucado. Seria uma realização e tanto, certo ?

Mas ai que começa o problema. Para definirmos uma meta temos que passar por várias etapas. É um processo trabalhoso e só cumprindo todas as etapas conseguiremos chegar lá.

Primeiro devemos avaliar e refletir sobre a meta. Para decidirmos o que queremos no futuro e como vamos chegar lá é preciso saber onde estamos agora e qual a nossa satisfação. É importante refletirmos se a meta faz sentido para nós ou para o nosso escritório. Onde vamos chegar se atingirmos a meta ? É esse o futuro que estamos querendo ? Faz sentido para um time de futebol ter a meta descrita acima ? Reflita.

A segunda etapa é mais técnica, mas não menos importante. Vou explicar.

A meta deve ser específica, ou seja, não pode causar dúvida. No nosso exemplo a meta é ser campeão.

A meta deve se mensurável, deve ser possível verificar se alcançamos a meta. Sim é possível saber se o time foi campeão ou não.

A meta deve ser alcançável. É possível ser campeão, sim. Mas é possível ser campeão com todas aquelas exigências ?

A meta deve ser relevante. A meta faz sentido ? Está ligada a estratégia do seu escritório ? É relevante ser campeão nacional ? Sim, o prêmio é bom e dá direito a disputar outros campeonatos.

A meta deve ter começo, meio e fim. Devemos estabelecer um tempo para alcançarmos a meta. Ser campeão neste ano, ou no máximo em 3 anos.

Se a meta criada não cumpre todos estes pontos não é uma meta; é um sonho.

E por fim a prestação de contas. Se só você sabe qual é a sua meta será que você vai chegar lá sozinho ? Já pensou em compartilhar esta meta com sua “torcida” e ganhar estímulo, orientações e ajuda ? Tenho um padrinho para te ajudar ou supervisionar, alguém que você precise prestar contas.

Pensando na meta do time de futebol, que conclusões podemos chegar ? É realmente uma meta ?

Vamos transportar este exemplo para seu escritório de advocacia ? Pense nas metas do seu time, o que é importante, o que o atingimento desta meta vai trazer de bom. Pare, reflita, discuta, coloque no papel todas as etapas, coloque seu time em campo e vamos jogar.

 

Fernando Henrique Oliveira Magalhães

Finalizei meu segundo grau em 1981 no Colégio Santo Américo. Sou graduado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA – USP) pela turma de 1985.

Em 2018 finalizei Curso de Especialização em Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia na GVLAW, da Fundação Getúlio Vargas, além de concluir o curso Melhores Práticas de Escritórios de Advocacia ministrado na TOTVS.

Em 2019 finalizei mais um Curso de Especialização em  Gestão Jurídica Estratégica na FIA – Fundação Instituto de Administração.

Estudei inglês na Associação Alumini cumprindo os módulos básico, intermediário e avançado de 1987 até 1990, tendo assim fluência falada e escrita.