Como crescer ? Que caminho tomar para alavancar seu escritório ?
O que eu mais ouço na primeira reunião de consultoria é a preocupação e desejo de crescimento, o que é saudável e louvável, mas quando pergunto o que é crescimento as respostas são bem diferentes: aumentar o faturamento, atender mais clientes, criar novas áreas, aumentar o resultado anual, aumentar o número de advogados. Todas as respostas são válidas, mas não tem foco, são muito abstratas.
Para se atingir uma meta, esta deve ser objetiva e mais clara: faturar por ano R$ 2.000.000,00, dobrar o número de clientes em dois anos, atuar na área tributária, atingir R$ 250.000,00 de resultado livre no ano, chegar a 30 advogados em 3 anos.
Qual destas formas é a mais adequada ? Onde devemos focar ? E ai vem a diferença entre os escritórios de advocacia. Não existe o caminho certo ou o caminho que não devemos tomar. O que mais importa é o que o escritório deseja ser, como quer atuar, quem quer atender e como quer ser visto no mercado.
Todas as formas acima estão corretas, mas para atingir qualquer uma delas é preciso traçar estratégias claras, mostrar aos seus colaboradores qual o objetivo e engajar todos para atingir este resultado. E quando falamos em estratégias, passamos por todas as áreas jurídicas e administrativas do escritório: advogados focados e sabendo o que devem fazer para contribuir, departamento financeiro trabalhando em orçamentos e previsões, administrativo de olho em contratações e cursos de aperfeiçoamento, pessoal do marketing atento a divulgação do escritório (seguindo todas as regras da OAB) sem falar na parte de tecnologia que hoje é fundamental em qualquer escritório.
Vou dar dois exemplos. Um escritório familiar na região do Brás (bairro de muitas lojas e confecções em São Paulo) tem como objetivo se tornar referência na região atendendo pequenos e médios comerciantes nas áreas trabalhista, societária e tributária. Outro escritório na região da Av. Paulista (um dos centros financeiros em São Paulo) quer faturar R$ 10.000.000,00 por ano, sendo 50% vindo de Arbitragem, com pelo menos 10 advogados especialistas. São dois exemplos completamente diferentes, mas que são no fundo o desejo, o sonho do advogado ou dos advogados que iniciaram o escritório.
Os dois terão muito trabalho pela frente, tendo que atuar em todas as frentes que citei acima. E qual deles terá mais sucesso ? Aquele que atingir seu objetivo e estiver feliz com o serviço prestado para a sociedade. Mais uma vez, não existe o escritório certo ou errado, o que existe é o escritório que você sonhou e te faz feliz.
Fernando Henrique Oliveira Magalhães
Finalizei meu segundo grau em 1981 no Colégio Santo Américo. Sou graduado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA – USP) pela turma de 1985.
Em 2018 finalizei Curso de Especialização em Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia na GVLAW, da Fundação Getúlio Vargas, além de concluir o curso Melhores Práticas de Escritórios de Advocacia ministrado na TOTVS.
Em 2019 finalizei mais um Curso de Especialização em Gestão Jurídica Estratégica na FIA – Fundação Instituto de Administração.
Estudei inglês na Associação Alumini cumprindo os módulos básico, intermediário e avançado de 1987 até 1990, tendo assim fluência falada e escrita.